quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Bacalhau com Broa Cremoso...rápido e fácil!

Olá amigos cozinheiros, 
Hoje escrevo-vos para vos contar a minha mais recente descoberta. E que descoberta é essa? Uma receita de bacalhau super fácil e rápida, que vos vai desenrascar se precisarem de fazer um prato bonito num ápice. Seja por receberem visitas inesperadas, seja por vos apetecer uma comida de conforto que não vos roube muito tempo.

Esta receita surgiu porque eu ando viciada em broa. Acho que já se percebeu porque a receita do penúltimo post também levava broa. A par de comer broa como se não houvesse amanhã tive a necessidade de gastar umas partes do bacalhau que não ligamos tanto aqui em casa. E esta receita é a ideal para isso. 

É muito fácil e é coisa para sujar uma picadora e um tacho. Que nos dias de hoje é um ponto positivo. Receita rápida, fácil e que suja pouca loiça. Que se pode pedir mais?

Por aqui gostamos muito desta versão bem cremosa de bacalhau com broa. E arrisco a dizer que se o gato Fred pudesse provar também gostaria. Acho que o cheirinho lhe chamou a atenção visto que não parava de me dar miminhos nas pernas enquanto fazia a receita.

Vai bem com uma saladinha porque a broa já dá aquele toque mais substancial à receita mas como aqui somos comilões fiz umas batatas assadas ao mesmo tempo que dourei o bacalhau.  Para as fazer apenas fiz uns furinhos numas batatas inteiras e pequeninas com um palito para cozerem mais depressa. Depois temperei-as com sal e reguei-as com azeite fervido temperado com alho, louro, colorau, pimenta preta e uma mistura de ervas. Levei ao forno por 20 minutos e foram o acompanhamento ideal. 

Já agora deixo-vos uma dica e não pensem que é publicidade. Gostamos muito da broa de milho do supermercado Aldi. Custa 0,79 centimos e é boa. 

Espero que gostem desta receita. Um beijinho. Bons cozinhados e ate breve! 😚
Bacalhau com Broa Cremoso

O que faz falta para 4:
500 gramas de Bacalhau cozido e às lascas
350 gr. de Broa de Milho
1 ramo de Salsa fresca
1 fio generoso de Azeite
4 dentes de Alho picados
1 Cebola picada
1 folha de Louro
600 ml de Molho Bechamel (receita aqui)
Azeitonas pretas

Como Fazemos:
Começamos por picar a broa de milho em pedaços com a salsa fresca. Usamos um robot de cozinha de forma a triturar de uniformemente mas não demasiado. O ideal é obtermos umas migalhas maiores. Reservamos este preparado.
Fazemos o molho bechamel (conforme indicado nesta receita ou caso tenha um robot de cozinha faça a receita nele). 

Ao mesmo tempo, refogamos a cebola, os alhos e a folha de louro. De seguida,  adicionamos o bacalhau e deixamos cozinhar um pouco. Descartamos a folha de louro. Envolvemos um pouco da broa de milho triturada com a salsa, reservando uma parte para a cobertura.
Juntamos o molho bechamel e envolvemos bem. Se necessário rectificamos de sal e pimenta.

Transferimos este preparado para um tabuleiro refractário e espalhamos a restante broa com salsa por cima.
Decoramos com as azeitonas e levamos ao forno pré-aquecido nos 200ºC por 15 minutos ou até dourar. Deixamos repousar 5 minutos até servir.
Acompanhamos com batatas assadas e salada.




5 comentários:

  1. Rápido e fácil é música para os meus ouvidos! Ainda por cima adoro bacalhau! Ainda ontem tinha pensado em fazer bacalhau, e tenho um resto de broa no congelador, vou aproveitar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta versão de bacalhau com broa.
    Vou guardar a receita para experimentar ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já está guardada esta receita! Tem tudo o que eu gosto!

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  4. Para além do bom aspecto, imagino que seja delicioso!!! É uma ótima sugestão até para o Natal :)
    Adorei a sugestão :D
    Um beijinho minha linda!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir