sábado, 21 de outubro de 2017

Bolo de Coco Molhadinho...em vídeo!

Os provadores oficiais deste lado dividem o seu gosto pelo coco. Uns adoram, outros apenas gostam e outros nem por isso. O coco gera sempre alguma controvérsia. Desse lado como é?

Se passam por aqui de vez em quando já sabem que gosto de ter sempre um bolinho em casa. Seja para os lanches ou para oferecer a quem nos visita. Além disso é a minha terapia. Como já devem ter percebido eu gosto muito de cozinhar! (eheh) Todo o processo se feito com calma e sem pressões acaba por ser calmante e faz-me desligar um pouco dos detalhes do dia-a-dia. Experimentem e vão ver que tenho razão. Ponham a vossa música preferida e desliguem-se por um momento.

Este bolinho é daqueles bolos gulosos mas que nunca enjoa. Confuso? Não é demasiado doce e a textura húmida torna-o irresistível. Para mim são factores que o fazem ser ainda mais guloso que o normal. 

O tempo convida a fazer um bolinho e ainda mais a comê-lo. Venham daí comigo. Vejam o vídeo para confirmarem como é simples de fazer. Um beijinho! Até breve e bons cozinhados. 😚
Bolo de Coco Molhadinho

O que faz falta:
Bolo
4 Ovos
250 gr. de Açúcar
220 gr. de Farinha
1 colh. de chá de Fermento em pó
100 ml de Óleo
100 gr. de Coco ralado
200 ml de Água quente
Calda
100 ml de Leite quente
↓↓↓↓↓↓↓↓↓ VER VÍDEO!!! ↓↓↓↓↓↓↓↓↓
↑↑↑↑↑↑↑↑↑ VER VÍDEO!!! ↑↑↑↑↑↑↑↑↑
Como fazemos:
Começamos por untar e enfarinhar uma forma sem buraco. Neste caso usei uma rectangular (25 cm por 20 cm) e coloquei uma folha de papel vegetal a forrar o fundo para não riscar o mesmo ao cortar o bolo. Mas se preferirem podem usar uma redonda de 22 ou 24 cm idealmente. 

Ligamos o forno nos 180ºC para o pré-aquecer.

De seguida, batemos os ovos com o açúcar até obtermos um creme fofo. Juntamos os restantes ingredientes com excepção da água quente. Guardamos também um pouco de coco ralado (2 colheres de sopa) para polvilhar o bolo depois de feito. Batemos bem. Adicionamos a água quente e envolvemos.

Vertemos a massa na forma e levamos ao forno por 35 minutos ou até o palito sair seco. O tempo de cozedura varia de acordo com o formato da forma que usarem e a sua altura. 

Depois de cozido, retiramos o bolo do forno e picamos o mesmo com um palito. Regamos com o leite e assim que todo o leite absorva polvilhamos com o coco ralado. Deixamos arrefecer. Cortamos em pedaços e servimos directamente da forma. 

No fim, é só aproveitar. Bom apetite! 😊

Nota: Se tivermos um robot de cozinha tipo yämmi ou bimby basta bater os ovos com o açúcar na velocidade 4 por 1 minuto e 30. A seguir, juntamos todos os ingredientes (incluindo a água) e ligamos o robot na velocidade 3 por 2 minutos. Fica perfeito na mesma.

8 comentários:

  1. Deve ser bom...quero experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro coco! Sou mesmo louca por coco! Um dos meus filhos também adora, o outro assim assim! E o meu marido foge do coco pois é intolerante! Graças a ele saem poucas sobremesas com coco, para mal dos meus pecados! Mas enfim, podia ser pior! Adoro um bom bolo de coco, assim húmido! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Já vou guardar esta receita.
    Bem simples de fazer e deve ser muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como te entendo...
    cozinhar é uma espécie de terapia! Mas tem que ser feito sem horas, sem stress, e quando queremos! Faz esquecer um pouco o mundo lá fora! É assim que me sinto!
    Quanto ao coco também te entendo... por aqui há quem adore e há quem nem o consiga cheirar! Eu até há bem pouco tempo não gostava! Agora vou usando a farinha e gosto... mas o coco em si acabo por comer, mas não é das minhas coisas preferidas!
    Esses quadrados estão irresistíveis! Mesmo não sendo uma fã número 1 de coco comeria um com um com um sorriso de orelha a orelha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro coco... Já a filhota agora diz que não gosta... manias!
    Ficou lindo o teu bolo.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Por aqui adoramos coco! Agora ando numa de barrinhas de coco com tamaras e cenoura que vai ser até fartar e já não as puder ver à frente!! Vou guardar este teu bolinho e já lá vou espreitar o video.
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  7. Por acaso a minha sogra fez um bolo semelhante no fim de semana, eu adoro coco e adoro quando fica molhadinho! Já me está a crescer água na boca só de pensar =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Adoro coco. E este bolo tem muito bom aspeto.

    ResponderExcluir