terça-feira, 14 de novembro de 2017

Bolo Extra Chocolate em vídeo...e sinais de que já és adulto!

Olá amigos cozinheiros,

Depois de uma ligeira ausência cá estou eu com um bolo de chocolate para colmatar esse facto. Está mais que visto que este não é um bolo qualquer. Este é aquele bolo que ajuda a afogar as mágoas. Nos meus 20 afogava as mágoas de outra forma mas agora nos 30 temos que ter mais juízinho não é? 😅

E porque preciso eu de procurar conforto num bolo de chocolate extra? Se eu digo que é extra é porque é mesmo. Ora ele é cacau na massa, depois é recheado com mais chocolate...e adivinhem? Coberto com quê? Chocolate! Este é para aqueles que morrem de amores por esta maravilha e para aqueles que estão à beira de um ataque de nervos (tipo eu).

Podem não acreditar mas eu tornei-me uma pessoa calma, paciente e tolerante com o passar dos anos. Não, eu não sou uma pessoa zen. Mas sou positiva perante os cenários menos favoráveis.

Eis que, o meu prédio tem um problema. E a nossa casa começa a meter água num dos quartos. Primeiramente ao entrar no quarto fazia-se sentir uma ligeira cacimba. Mais tarde...o melhor era entrar com o chapéu de chuva em riste.

E agora como resolver isto? Chamadas para aqui, seguros para acolá e uma agência de condomínio completamente incompetente na resolução do problema. A notar que eu não sou destas coisas mas ainda hoje espero um orçamento por parte da dita cuja. Resumindo e concluindo. Quem teve que resolver o problema? Nós! Para ajudar, os restantes proprietários não vivem no prédio. Maravilha! 😖

Andamos então numa luta desmedida para resolver a situação do prédio, para amenizar a infiltração na nossa casa e na do vizinho de cima. 

O que mais me transtornou nem foi ter que andar a apanhar água mas sim a forma com algumas pessoas reagem perante os problemas. Sem qualquer sensibilidade e sem pensar que a indiferença causa desconfortos. E isso, sinceramente assusta-me. Mas pronto, agora que comi uma generosa fatia deste bolo já me passou.

No outro dia, dei comigo a pensar que já sou oficialmente "cota". Ainda há pouco tempo andava na escola e chamava "cotas" às senhoras do bar que deviam ter a minha idade agora. Como é que isto aconteceu?

Pois é, meus amigos, está na hora de abrir a pestana, olhar em volta e aproveitar a vida. Porque o tempo passa a correr. Como este bolo de chocolate...desaparece num instante.

Obrigado por lerem o meu desabafo. Um beijinho. Bons cozinhados. 😘
Bolo Extra Chocolate

O que faz falta:
Bolo
6 Ovos
2 cháv. chá de Açúcar
1 cháv. chá de Óleo
2 cháv. chá de Farinha com fermento
1 cháv. chá de Cacau em pó
1 cháv. chá de Água a ferver
Cobertura
1 lata de Leite Condensado
200 gr. de Chocolate para Culinária
↓↓↓↓↓↓↓↓↓ VER VÍDEO!!! ↓↓↓↓↓↓↓↓↓
↑↑↑↑↑↑↑↑↑ VER VÍDEO!!! ↑↑↑↑↑↑↑↑↑
Como Fazemos:
Forramos o fundo de uma forma sem buraco com papel vegetal. Untamos e enfarinhamos a mesma. Depois pré-aquecemos o forno a 180ºC. 
Separamos as gemas das claras. Batemos as claras em castelo firme. Reservamos.

Batemos as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Misturamos o óleo e a farinha. Por fim, juntamos o chocolate em pó e a água a ferver. Batemos bem até obtermos uma massa cremosa.

Envolvemos as claras em castelo. Transferimos a massa para a forma e levamos ao forno por 45 a 50 minutos ou até o palito sair seco. 
Desenformamos o bolo. Deixamos amornar. 

Entretanto fazemos a cobertura. Para isso, basta derreter o chocolate com o leite condensado em lume brando até obtermos o ponto estrada (ver vídeo). Retiramos do lume e reservamos num recipiente frio.

Cortamos o bolo ao meio, usando dois palitos para nos guiarmos. Recheamos o bolo com o creme de chocolate. Voltamos a montar as duas partes. Cobrimos o bolo com o restante chocolate. Decoramos a gosto.

12 comentários:

  1. Este bolo é impensável... resistir! Que excelente aspecto e que grande tentação!

    Mais uma receita a experimentar eheheh

    De aprendiz a chef

    ResponderExcluir
  2. Que bom aspeto!
    Adorei, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderExcluir
  3. Thiago os números kind of cake! Gulosos e com chocolate por todo o lado! É mesmo das coisas mais perfeitas para afogarmos as mágoas! O mundo atual assusta-me, sabes? Deixou de haver consideração, respeito, educação, bons modos. Receio pelo futuro... Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolas, que raio de comentário é este meu?! É o que dá ter o dicionário ativo no telemóvel e depois quando queremos escrever noutra língua, vem ele e corrige sem darmos conta! Eu queria dizer: this is my kind of cake!

      Excluir
  4. Este bolo é bem guloso! Adoro.
    Bjs e tudo a correr pelo melhor.

    ResponderExcluir
  5. Adoro bolos de chocolate e esse esta lindo e super guloso mesmo como eu gosto.
    Para mim teria que ser uma fatia xxl.

    ResponderExcluir
  6. O problema é que as pessoas são muito indiferentes e não se colocam na pele dos outros...só quando lhes acontece que se apercebem..enfim..

    Esse bolo está mesmo de babar..aquele aspeto super guloso e de chocolate hum...


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  7. Sara quanto ao assunto da casa e das pessoas já falamos.... eu quero acreditar que ainda vale a pena ter esperança na humanidade...faço um esforço...quanto ao bolo, eu sou daquelas que adora chocolate, quanto mais intenso melhor. Este bolo está um espanto.

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  8. Aiii, que aspecto maravilhoso.
    Comia tudo até me doer a barriga.
    Mas não posso, eheheh.
    Deve ter ficado uma delícia.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderExcluir
  9. Já te havia dito o quanto este bolo me fez "babar" mas acho que nunca é demais repetir :)
    Que aspecto tão guloso Sara, sem dúvida um doce reconfortante para esses momentos menos bons que estás a passar.
    Espero que as coisas no prédio e especialmente em tua casa se resolvam pelo melhor.
    Um grande beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  10. Com este bolo de chocolate parece-me que estás a aproveitar a vida muito bem!! :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir