quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Bolo de Caramelo e Erva Doce...em vídeo!

Olá amigos cozinheiros,
Como estão os preparativos para o Natal? Por aqui têm sido dias atribulados.  Até ontem ainda não tinha dado por já estarmos a uma semana do Natal. Que o novo ano nos traga mais tranquilidade e desafios positivos. 

A receita que fiz hoje foi inspirada numa pessoa que conheci nos meus tempos de escola. Ainda existem pessoas boas por aí. 😁 Que por mais tempo que passe nos recebem sempre sorridentes e com carinho. Lembro-me da minha mãe uma vez ter feito este bolo para eu levar para a escola a propósito de uma ocasião especial que agora não me recordo. E esta querida amiga adorou! Escusado será dizer que este bolo foi repetido imensas vezes.

O engraçado é que foi uma invenção da minha mãe porque os bolos dela na altura, devido ao forno, pegavam-se sempre à forma e então ela metia sempre caramelo. Uma invenção que deu certo e que nos relembra boas pessoas.
É uma receita simples. Lembrei-me de fazê-la nesta altura porque para além de nos ser uma receita querida, esta é também uma receita bastante fácil. Feita num recipiente só. 
Ora já andamos atarefado com as filhoses, com as rabanadas, com o arroz doce mas não queremos deixar de ter um bolinho na mesa. Este tem boa pinta e faz-se num instante. 

Espero que gostem desta sugestão. Um beijinho. Até breve. Bons cozinhados.😚
Bolo de Caramelo e Erva-Doce

O que faz falta:
5 Ovos
2 cháv./cups de Açúcar
1 cháv./cup de Óleo
1 cháv./cup de Leite (usei de amêndoa)
2 chav./cups de Farinha
1 colh. chá de Fermento em pó
1 colh. sopa e meia de Erva-Doce
Caramelo Liquido q.b.

Como Fazemos:

↓↓↓↓↓↓↓↓↓ VER VÍDEO!!! ↓↓↓↓↓↓↓↓↓

↑↑↑↑↑↑↑↑↑ VER VÍDEO!!! ↑↑↑↑↑↑↑↑↑

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Batermos os ovos com o açúcar até obtermos um creme fofo e volumoso. Adicionamos o óleo, o leite  e a farinha em duas vezes. Batemos em cada uma das duas. Juntamos o caramelo a gosto e a erva-doce. Envolvemos na massa. Barramos a forma com caramelo. Vertemos a massa na mesma. Levamos ao forno por 50 minutos ou até o palito sair seco. Passamos a faca à volta da forma e desenformamos. Servimos morno ou frio.


4 comentários:

  1. É uma técnica engenhosa e interessante que eu terei de experimentar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sara,
    Esse bolo esta com um aspeto delicioso e bem húmido... O toque da erva doce e caramelo deve dar um paladar fantástico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Esse bolo ficou com um aspeto delicioso e húmido como gosto que fiquem os bolos, molhadinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/quiche-de-delicias-do-mar-e-salada-de.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Sarinha. Olha que boa receita que eu encontrei para dar uso à erva-doce que tenho lá em casa e que nunca gasto. Ficou com um aspecto mesmo bom esse bolo. Beijinho.

    ResponderExcluir