quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Barras Energéticas de Tâmaras e Chocolate Negro...com vídeo!

Olá, 😊
Hoje há receita FIT no blog...o quê??????? Sim!!!!! E porquê? Porque sim! 😅 Já deu para perceber que hoje estou muito "engraçadinha". Boa disposição, um dos elementos mais importantes para a nossa mente andar saudável...mas a malta muitas vezes não se lembra disso.

Ora então, passando ao que interessa. Hoje temos uma receita saudável. Sabem como eu sou. Não sei cá se é "gluten free" e essas coisas todas. Sei dizer-vos que é feita com ingredientes do bem e é muito boa! Isso é!
No ano passado eu andei toda certinha na alimentação. Toda eu era equilíbrio e força de vontade. Este ano tem sido mais díficil. Será porque está frio? Será porque a pessoa esconde aquela "pancinha" por baixo do cachecol? Não sei dizer...

O problema têm sido os lanches. Porque às refeições está tudo certo! Comemos quase sempre em casa, levamos marmitas e eu esforço-me para cozinhar o mais saudável possível dentro dos nossos aspirações. Sabe sempre bem levar aquele bolinho para o lanche ou comer aquela bolachinha quando se chega a casa. Eu culpo o Inverno! 

Para pôr termo a esta situação...comecei a procurar soluções que fossem apelativas e que nos satisfaçam a gula naqueles momentos de desespero por algo doce. E acho que até me safei bem. Estas barrinhas são incríveis. São muito saborosas e dão aquele "boost" que nos puxa lá para cima como se tivessemos comido uma caixa de ferrero rocher. Vá também não vamos exagerar...mas são realmente fantásticas. A consistência é perfeita. Não vou dizer...Ah isto não engorda nada! Mas é saudável, sabemos o que estamos a comer e faz-se num instante. Além disso rende.  Vejam só essa textura... ↓

Agora vou andando porque também não me quero alongar muito. Um beijinho. Bons cozinhados. Experimentem e digam alguma coisa! Xauuuu! 😚

P.S. Há vídeo disto, por isso não há desculpas. Podem ver aqui ou visitar-me no youtube
Barras Energéticas de Tâmaras e Chocolate Negro

O que faz falta:
2 cups de Tâmaras descaroçadas
1/4 cup de Manteiga de Amendoim natural
75 gramas de Cajus picados (ou amêndoas)
1/2 cup de Coco ralado
1 colher sopa bem cheia de Canela em Pó
1 pitada de Sal fino
150 gramas de Chocolate Negro 75%

Como fazemos:

Picamos grosseiramente as tâmaras. Num robot de cozinha ou num processador de alimentos, colocamos as tâmaras, a manteiga de amendoim, os cajus, o coco, a canela e o sal fino. Picamos até obtermos uma massa (ver vídeo). Na yämmi demorou cerca de 40 segundos nas velocidades 6,7,8,9 progressivamente.

Forramos um tabuleiro, com cerca de 20 cm por 20 cm, com papel vegetal. Colocamos a mistura anterior no tabuleiro, pressionamos bem primeiro com uma espátula e depois com as mãos para unir toda a mistura. Reservamos.

Levamos o chocolate aos pedaços, ao microondas po 2 minutos. Mexemos bem até estar cremoso. Vertemos sobre a forma e espalhamos para cobrir toda a superfície. Levamos ao frio por 1 hora.

Retiramos, partimos em barras com uma faca afiada. Conservamos no frio por um máximo de 2 semanas. 

3 comentários:

  1. Nunca comi, mas não à nada como experimentar!

    O aspeto desgrenhado de quem está a ser levada pelo vento. Querer tirar fotos ao pé da praia, aqui pelo norte, dá nisto!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro os teus posts, sempre alegres e bem dispostos.
    Gostei muito desta sugestão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia.
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderExcluir