sexta-feira, 23 de março de 2018

Bolo + Saudável para o fim-de-semana! (Maçã&Canela)

Após uma breve ausência, voltei com uma receita de um bolinho mais saudável para o fim-de-semana ou para outro dia qualquer. Maçã e canela é aquele sabor que nunca nos desilude não é verdade? Por aqui adoramos. Reconforta e perfuma a casa. 

Ultimamente tenho experimentado a farinha de espelta em algumas receitas. Já fiz pães e bolos. Tudo tem corrido muito bem. A farinha de espelta tem um índice glicémico mais baixo o que faz com que a sua absorção seja mais lenta e nos deixe saciados durante mais tempo. Destaca-se também pela maior quantidade de fibra e até de proteína. Só coisas boas! Actualmente encontra-se facilmente em supermercados.

O que vos posso dizer sobre este bolinho? É húmido e um pouco denso. Muito aromático graças à farinha de espelta que tem um trave a noz e ao açúcar mascavado, já para ná falar da canela. Ideal para comer ao pequeno-almoço ou para servir de sobremesa com um café ou chá a acompanhar.

Aqui há quase sempre bolo ao fim-de-semana e esta é uma opção mais equilibrada e menos gordinha. Por ai também têm o hábito de fazer um bolinho ao fim-de-semana?
Um beijinho. Até breve.  Bons Cozinhados!


Bolo de Maçã e Canela + Saudável

O que faz falta:

1 Maçã descascada e descaroçada às fatias finas
1 e 3/4 de chávena (chá) de Farinha Integral de Espelta (ou integral de trigo)
1 chávena (chá) rasa de Açúcar Mascavado
2 colheres (sopa rasas) de Canela em Pó
1 colher (chá rasa) de Noz Moscada
1 colher (sopa bem cheia) de Fermento em pó
1 colher (chá) de Bicarbonato de Sódio
1 colher (sopa) de Óleo de Coco derretido
1 Ovo L
1/2 chávena (chá) de Iogurte Grego natural
100 ml de Leite ou Bebida Vegetal


Como fazemos:

Começamos por untar uma forma redonda de 20 cm sem buraco com óleo de coco e enfarinhamos com um pouco de farinha. Pré-aquecemos o forno a 180ºC.

Num recipiente, colocamos as maçãs e cobrimos com película aderente. Fazemos uns furinhos na película. Levamos ao microondas na potência máxima por 2 minutos. Retiramos do microondas, destapamos e reservamos.

Juntamos os ingredientes secos (farinha, açúcar mascavado, canela, noz-moscada, fermento e o bicarbonato de sódio) num recipiente. À parte, batemos o ovo com o iogurte, o óleo de coco e o leite. De seguida e aos poucos, adicionamos a farinha à mistura anterior. Batemos em cada adição.

No fundo da forma, dispomos as fatias de maçã a gosto. Vertemos a massa do bolo na forma. Levamos ao forno por 40 a 50 minutos ou até o palito sair seco.

Deixamos arrefecer por uns minutos e desenformamos. 

Aconselho a cortar com uma faca de serrilha. Aguenta 4 dias fora do frigorifico num recipiente tapado.


8 comentários:

  1. Não só adoro o sabor da maçã com canela como adoro o aroma incrível que fica no ar! Quase todos os fins de semana faço um bolo e vou alternando, ora saudável ora menos saudável. A semana passada foi um bolo normal, este fim de semana talvez seja este! Também sou fã da farinha de espelta e em termos de preço é mais acessível do que algumas outras farinhas saudáveis. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarita tudo bem?
    O teu bolo ficou uma verdadeira maravilha...um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do leque dos ingredientes, semelhantes aos que uso ultimamente ;) Ficou lindo!

    ResponderExcluir
  4. Até senti o cheirinho deste lado. Guarda um fatia para mim ;). bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  5. Também uso a farinha de espelta em alguns preparados e adoro! O teu bolinho ficou tão apetitoso , uma maravilha! Beijinhos Sarinha. Bom fim-de-semana!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  6. Maçã e canela é uma combinação dos deuses. Tanto em aroma como em sabor! É das minhas combinações favoritas!
    Sinceramente nem consigo bem descrever este teu bolo. O aspecto é de bradar! Que maravilha!! Comia com agrado uma fatia gigante agora para o lanche! :)

    Um beijinho*
    Marlene

    ResponderExcluir
  7. Adoro a combinação de maça e canela, a farinha de espelta usei apenas em receitas de pão e gostei.
    O bolo tem muito bom aspecto.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Ora... Já levo a receita comigo. Embora não tenha feito bolos ultimamente, mas este já vai lá para a lista para experimentar um dia, pois adoro maçã e canela. E o cheirinho divinal que deixa na cozinha?! humm... Tão bom.
    Beijinho e boa semana.
    Joana.

    ResponderExcluir