quinta-feira, 17 de maio de 2018

Bolachas de Chocolate...as fiéis companheiras!

Olá amigos cozinheiros, 

Chocolate! O fiel amigo dos momentos bons e menos bons. Por aqui, estamos a passar por dias conturbados. Aqui há uns tempos tivemos uns problemas no prédio que fez danos em nossa casa. Chegou a hora de arranjar e resolvemos melhorar mais umas coisas por aqui. Uma aventura daquelas. As coisas não têm corrido como o previsto e como tal temos a casa de “pantanas”. E nesses momentos de “nervos em franja” o que nos resta? Bolachas de Chocolate, claro! 

Estas bolachas são daquelas macias e húmidas. Estão a ver? Não dá para resistir! Esta fornada foi feita especialmente para o dia da mãe. E fizeram as nossas delícias, da mãe e do pai! Porque a culinária é isso mesmo…feita de momentos de partilha!

Espero que gostem! Espero voltar em breve a todo o gás. Até lá tenho umas quantas receitinhas para colocar ainda. Um grande beijinho. Bons Cozinhados!

Bolachas de Chocolate

O que faz falta para 18:

130 gr. de Manteiga em ponto pomada
120 gr. de Açúcar mascavado
40 gr. de Açúcar branco
1 Ovo M
1 colher chá de Essência de Baunilha
300 gr. de Farinha com fermento
70 gr. de Chocolate em Pó
Meia colher chá de Bicarbonato de Sódio
1 pitada de Sal
Meia chávena de Pepitas de Chocolate 
Meia chávena de Pintarolas/M&M’s (opcional)
Como Fazemos:

Começamos por bater a manteiga e os açúcares até obtermos uma mistura cremosa. Juntamos o ovo e a baunilha. Misturamos. 

Incorporamos a farinha com o fermento, o chocolate em pó, o bicarbonato e o sal fino. Envolvemos as pepitas de chocolate. Deixamos descansar por 2 horas no frigorifico. 

Depois desse tempo, humedecemos as mãos. Moldamos bolinhas e colocamos num tabuleiro forrado com papel vegetal com espaço entre si. Decoramos com as pintarolas/m&m’s. 

Levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC por 12 a 14 minutos. Deixamos arrefecer 5 minutos no tabuleiro. E transferimos para uma grade para que arrefeçam completamente. 

Guardamos num recipiente fechado por 3 semanas no máximo. 

Notas: Se a massa estiver muito pegajosa e impossível de moldar podemos adicionar mais um pouco de farinha. No entanto, não devemos colocar muita para que as bolachas não percam a humidade. O açúcar mascavado é imprescindível na receita. Não devemos cozer demasiado as bolachas, é normal que estejam moles quando saírem do forno mas depois firmam.



2 comentários:

  1. Bolachas de chocolate sempre um bom consolo :D, e essas com esse aspeto delicioso melhor ainda estão realmente apetitosas.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de bolachas a que não resisto, ficaram lindas.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir