terça-feira, 8 de maio de 2018

Manteiga Caseira de Alho e Salsa….feita de raiz!

Olá amigos cozinheiros,

Desde pequenina que sou uma “curiosa gastronómica”. Sempre tive muito interesse em saber como se faziam as coisas mais simples. Como a manteiga, por exemplo. Pensava eu que era um bicho de sete cabeças com mil e um processos complicados. Quando afinal não é nada assim.

E o que sempre me impressionou neste mundo culinário foi a versatilidade dos alimentos. Com um alimento podemos fazer várias coisas.

A manteiga é feita com natas. Natas batidas de forma enérgica. Depois de passar o ponto de chantili eis que surge a manteiga. E aí é que se dá toda a magia. As natas separam-se de um soro e descartando esse soro conseguimos uma manteiga muito saborosa.  E depois é só puxar pela imaginação. Podemos comer simples ou aromatizar a gosto. A minha preferida é a mítica com alho e ervas.  E foi essa que fiz desta vez.

Esta é uma receita básica que qualquer um é capaz de fazer, no entanto tem alguns truques importantes. Venham daí, comer uma torradinha com manteiga.
Um beijinho. Até breve e Bons Cozinhados!

Manteiga de Alho e Salsa

O que faz falta:

400 ml de Natas com 35% de gordura (usei estas)
1 colher de café mal cheia de Sal fino
1 dente de Alho
1 ramo de Salsa fresca bem seca

Como Fazemos:

Robot de Cozinha (Yämmi 1)
Antes de começarmos a fazer a manteiga colocamos as natas no congelador por uns 10 minutos para que fiquem bem frias. É essencial que estejam bem frias. De seguida, no copo do robot, também frio e bem seco, colocamos as natas e o sal fino. 

Montamos o acessório misturador e batemos na velocidade 4 por 6 minutos ou até as natas estarem amarelas e separadas do soro. O barulho da máquina muda o que torna percetível que a manteiga está pronta.

Descartamos o soro com a ajuda de um coador e lavamos a manteiga com água bem fria diretamente no copo. Este processo faz com que a manteiga dure mais.
De seguida, colocamos a manteiga num coador e apertamos bem com uma espátula para escorrer bem a água.

Secamos bem o copo e voltamos a colocar a manteiga no mesmo. Juntamos o alho em pedaços e a salsa. Trituramos 25 segundos na velocidade 5 e 6 consecutivamente.

Retiramos a manteiga do copo, servimos numa taça ou formamos um rolinho com a  ajuda de uma película aderente. Conservamos no frigorífico por 2 semanas num recipiente fechado.

Tradicional
Antes de começarmos a fazer a manteiga colocamos as natas no congelador por uns 10 minutos para que fiquem bem frias. É essencial que estejam bem frias.

Batemos as natas e o sal fino com a batedeira até que as natas passem o ponto chantili, fiquem amarelas e se separem do soro. Escorremos o soro.  Lavamos a manteiga com água fria diretamente no recipiente. Este processo faz com que a manteiga dure mais.

De seguida, colocamos a manteiga num coador e apertamos bem com uma espátula para escorrer bem a água.

Juntamos à manteiga o alho bem picadinho assim com a salsa e envolvemos bem. Podemos colocar a manteiga num processador e processar com o alho e a salsa.
Retiramos a manteiga do copo, servimos numa taça ou formamos um rolinho com a  ajuda de uma película aderente. Conservamos no frigorífico por 2 semanas num recipiente fechado.


4 comentários:

  1. Tão simples de fazer e deve ser tão boa!!
    Tenho que experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Adoro manteiga feita em casa! Para dizer a verdade, comia já essa fatia que tens aí!
    Às vezes também faço na Bimby ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspeto, tenho de experimentar!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz manteiga.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/05/feijoada-de-pota.html

    ResponderExcluir