terça-feira, 18 de setembro de 2018

Bolo de Bolacha com Caramelo e Amendoim Crocante

A receita desta semana é bem docinha. Uma versão de bolo de bolacha não tão tradicional como estamos habituados. Pintado com o sabor do molho de caramelo e salpicado com amêndoins crocantes mas com o sabor familiar do café.

É uma excelente sobremesa para um jantar mais composto. Pode ser preparada com antecêndencia, o que nos deixa livres para outras tarefas. 

Por aqui foi aprovado até pelos mais esquisitos. O contraste de texturas torna-o muito especial. E eu deste lado, espero que vocês também aprovem! 

Um grande beijinho, até breve e bons cozinhados!


Bolo de Bolacha com Caramelo e Amendoim Crocante
Adaptada de: Annie's Kitchen

O que faz falta:
Bolo
1 lata de Leite Condensado 
400 ml de Natas para bater
5 folhas de Gelatina 
300 gr. de Bolachas Maria
1 colher (chá) de Café Solúvel
Café forte com açúcar q.b.

Molho
150 gr. de Açúcar
1 colher (sopa) de Manteiga
125 ml de Natas

Amendoim Crocante
50 gr. de Amendoins sem casca
30 gr. de Açúcar
1 pitada de Sal


Como Fazemos:
Começamos por fazer o bolo. Demolhamos as gelatinas em água fria. Batemos as natas bem frescas num recipiente bem seco até estarem firmes. Adicionamos o leite condensado aos poucos batendo sempre. Adicionamos o café solúvel e continuamos a bater até que se desfaça completamente. 

De seguida, escorremos as folhas de gelatina e levamos ao microondas por uns segundos até que derretam completamente. Envolvemos no creme. 
Forramos o fundo de uma forma de fundo amovível de 20 cm aproximadamente com papel vegetal. Untamos com manteiga o fundo da forma para ser mais fácil de fixar o papel vegetal. 

Montamos o bolo, colocando uma camada de creme no fundo.  De seguida, molhamos ligeiramente as bolachas no café e colocamos por cima do creme. Cobrimos novamente com creme, espalhamos mais bolachas por cima. E assim sucessivamente até que acabem os ingredientes. A última camada deve ser de creme. 

Levamos ao frio de um dia para o outro ou pelo menos umas 8 horas.

Para a cobertura, colocamos o açúcar numa panela e levamos ao lume brando até obtermos uma cor de caramelo. Vamos mexendo de vez em quando. Retiramos do lume e juntamos a manteiga não parando de bater para ficar bem uniforme. Adicionamos as natas em fio e envolvemos com as varas de arames. Deixamos arrefecer.

Trituramos ligeiramente os amendoins para fazer o crocante. Colocamos o açúcar numa frigideira e deixamos que forme caramelo. Depois, retiramos do lume, adicionamos o sal e os amendoins picados. Envolvemos bem. Deitamos esta mistura sobre um papel vegetal e deixamos arrefecer completamente. Embrulhamos o crocante num pano e batemos com o rolo da massa até obtermos pedaços de crocante de amendoim. 

Depois do bolo estar firme e fresco. Passamos a faca à volta da forma, desenformamos e espalhamos os amendoins crocantes nas laterais. Regamos com o molho de caramelo. 
Armazenamos no frigorifico até servir. 

2 comentários:

  1. Olá Sara!
    Acabei de comer o ecrã!!! Que maravilha!
    Muito bom aspecto.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. que bela sobremesaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mnha mnha

    ResponderExcluir