quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Empada de Frango ou o que lhe quisermos chamar!

Há algum tempo que não me sentava para escrever por aqui. "Alimentar" um blog nem sempre é fácil e não sei se vocês por aí já tiveram essa sensação mas parece que já tinha feito de tudo. O que é impossível! Porque existem infinitas receitas e temas. Mas...passando à frente! Hoje há receita. De uma empada de frango que se revelou uma maravilha. Ainda mais no dia seguinte. Dá para acreditar?

As empadas sempre foram dos meus salgados favoritos mas confesso que me tenho desiludido empada após empada que tenho provado. Umas são muito secas. Outras não têm grande sabor e depois ainda há aquelas que massa não está bem cozida. Não fiquem a pensar que sou esquisita. Mas quem nunca se desiludiu com algo que tinha um aspecto excelente e depois desapontou à primeira dentada? Não me julguem ok?

Voltando à empada. Como fazer várias ia dar um trabalhão e gastar tempo que eu não tinha, resolvi fazer uma grande. É bastante versátil. Acompanhada com uma saladinha faz uma refeição. Dá para um lanche ou para levar para a praia ou num passeio. Para entrada de um jantar ou até para compor a nossa mesa num lanche ajantarado. E o mais importante que tudo...é que não desilude! 

Vamos à receita? Se tiverem um robot de cozinha usem e abusem dele para fazer a massa ou desfiar o frango. De qualquer forma, o processo é simples seja qual for o método que usem.

Espero que gostem. Um grande beijinho. Bons Cozinhados.

Empada ou Tarte de Frango 

O que faz falta:

Para a massa:
300 gr. de Farinha 
30 gr. de Manteiga
40 ml de Azeite
100 ml de Água
1 Ovo
Sal q.b.

Recheio:
1 fio de Azeite
1 Cebola picada
2 dentes de Alho
1 folha de Louro
2 colheres (sopa) de Vinho Branco
1 peito de Frango grande
1/4 de Chouriço de Carne ou 1 pedaço de Bacon
1 chávena (chá) de Milho
5 colheres (sopa) Polpa de Tomate
50 ml de Natas
1 ramo de Salsa fresca
Sal e pimenta q.b.
1 colher (sopa) de Pão Ralado
1 Gema de Ovo


Como fazemos:

Começamos por fazer a massa. No copo do robot colocamos a farinha, o azeite, a manteiga e o azeite. Misturamos por 30 segundos na velocidade 4. Adicionamos o ovo e a água e processamos por 45 segundos na velocidade 4 até obtermos uma massa homogénea.
Podemos fazer esta massa num processador ou na batedeira com as varas de massa. Para isso basta juntar os ingredientes e bater até a massa formar uma bola. 

Com a massa já pronta, formamos uma bolinha e levamos ao frigorifico para repousar por 15 a 20 minutos. 

O próximo passo é preparar o recheio. Para isso, cozemos o peito de frango em água temperada com sal e pimenta junto com o pedaço de chouriço ou bacon. 
Assim que o peito de frango esteja cozido, retiramos, deixamos arrefecer um pouco e desfiamos. Cortamos o chouriço ou o bacon em pedaços.

Refogamos a cebola e os alhos picados com o azeite. Juntamos o louro e vinho. De seguida, o frango, o chouriço ou bacon e a polpa de tomate. Cozinhamos por uns minutos. Adicionamos o milho, a salsa picada e temperamos com sal e pimenta se necessário. Retiramos o louro e envolvemos as natas. Deixamos arrefecer.

Para montar a empada, retiramos a massa do frio e dividimos em duas partes. Esticamos uma das partes entre duas folhas de papel vegetal. Untamos uma tarteira com azeite e forramos a mesma com a massa. Espalhamos o recheio já frio. 

Esticamos a outra parte da massa e cortamos em tiras com a espessura de 1 dedo. Cobrimos a tarte com as tiras de massa entre si. Cortamos o excesso de massa e pincelamos com uma gema de ovo. 
Também podemos cobrir com um círculo de massa fazendo um corte em forma de cruz ao meio para sair o vapor durante a cozedura da tarte. 

Levamos ao forno a 180ºC por 30 minutos. Retiramos do forno e servimos morna ou fria. 



7 comentários:

  1. e que grande regresso o teu! e que bela empada :). levo uma fatia para mim para fazer o controle de qualidade ok?

    ResponderExcluir
  2. Com esse aspeto já comia...deve ser bom!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. 45 minutos a bater a massa num robot de cozinha?! De resto parece-me bem. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Maria Paula. Obrigada pelo seu reparo. Se não fosse por ele não daria pelo erro tão depressa. Já foi rectificado. Obrigada pela visita. Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sara. Tal como tu também não tenho andado por aqui. É complicado conciliar tudo e temos que estabelecer prioridades, por isso compreendo o que dizes. Mas voltaste com uma receita muito boa, essa empada está com um aspecto muito bom e sem dúvida que é versátil pois podemos alterar o seu recheio. Gosto muito.
    Beijinho. Joana.

    ResponderExcluir