segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Entrecosto no Forno com Batatas Rústicas...(com vídeo)

Olá amigos cozinheiros,
Este post já vem um pouco atrasado. O vídeo já foi partilhado no meu canal de youtube há uma semana mas a verdade é que não consegui chegar aos dois lados. Editar este tipo de vídeos pode tornar-se bastante trabalhoso para quem não percebe muito do assunto. Mas com boa vontade tudo se faz. 

Queria aqui também deixar umas palavrinhas sobre o vídeo em questão. É dos primeiros vídeos em que eu apareço a falar mais. É bastante descontraído porque eu também o sou e sem qualquer tipo de "peneiras" porque novamente, eu também o sou. 

A verdade, é que eu não cozinho como um chef nem tão pouco sou cozinheira. Para mim cozinhar é um momento divertido e faço-o para ser feliz e tentar fazer os outros felizes. E com isto quero expressar que o meu objectivo por aqui sempre foi partilhar. Partilhar conquistas, momentos felizes e até experiências falhadas. Com as receitas e vídeos que faço quero transmitir que todos nós conseguimos. Porque há por aí muita gente com um talento escondido e não dá um passo para tentar porque não acredita. Quer seja na cozinha, quer seja noutra coisa qualquer. Façam. Percam o medo. Porque o que de pior pode acontecer? Neste caso, comer um bolo "escangalhado" mas também é bom. O que interessa é o sabor estar lá.

A receita de hoje é uma refeição completa. Primeiro fizemos um entrecosto no forno com um truque que uso há anos e que o deixa bem suculento. E depois umas batatas rústicas também no forno que ficam uma delícia com uma maionese de alho. É uma sugestão, quem sabe, para festas, reuniões ou "ajuntamentos" como aqui lhe chamamos. É prática porque vai para o forno e ficamos livres para fazer uma entradinha ou uma sobremesa mais rápida ou mesmo para pôr a mesa.

Vou deixar-vos o vídeo para verem todos os detalhes de como fazemos esta receita por aqui. E no fim, podem contar com um pequeno momento de maluquice. Porque não podia deixar de ser. 😂

Um grande beijinho. Bons Cozinhados!
Entrecosto no Forno com Batatas Rústicas

O que faz falta:
Para a Carne
1 kg de Entrecosto (piano ou da preferência)
Sal e pimenta preta q.b.
2 colh. de sopa de Massa de Pimentão
4 dentes de Alho
250 ml de Cerveja
1 colh. de chá de Paprika
1 colh. de café de Noz Moscada
1 folha de Louro
1 colh. de sopa generosa de Azeite
Vinagre Balsâmico a gosto (ou sumo de limão/laranja)
Para as Batatas
6 Batatas médias/grandes
Salsa desidratada q.b.
Sal e Pimenta q.b.
1 pitada de Paprika
1 pitada de Alho em pó
1 folinha de Louro
1 fio de Azeite

Como Fazemos:


Para saber com todos os pormenores como fiz esta refeição é só ver o vídeo.

Começamos por dispor o entrecosto num tabuleiro refratário. Temperamos com sal e pimenta. Pincelamos com um pouco de massa de pimentão. E dispomos os dois dentes de alho laminados por cima. De seguida, fazemos um caldo para regar todo o entrecosto. Para isso, fervemos a cerveja com os temperos (paprika, a noz moscada, a pimenta, os restantes alhos, a folha de louro, o azeite e o vinagre balsâmico).

Regamos o entrecosto com o caldo a ferver. Levamos ao forno a 200ºC por 1h e 15 minutos. E vamos vigiando, se secar colocamos um pouco de água.

Entretanto, lavamos e decascamos as batatas. Cortamos as mesmas em gomos. Temperamos com a salsa, a paprika, o sal, a pimenta, o alho em pó, o louro e regamos com um fio de azeite. Envolvemos bem. Levamos ao forno quando faltarem 40 a 45 minutos para o entrecosto terminar. Deixamos cozinhar e dourar. Vamos mexendo para as batatas dourarem uniformemente.

Retiramos do forno e servimos com salada e uma maionese de alho.

Um comentário: