sexta-feira, 7 de junho de 2019

Bolo de Limão e Mirtilos

Fim-de-semana à porta e bolinho para acompanhar. Bem sei que as últimas publicações têm sido sempre doces. Mas o que é da nossa vida sem um docinho?

Andava há imenso tempo tentada a experimentar um bolinho com mirtilos. As fotografias que vejo são sempre tão apelativas. Não sei porque adiei tanto. Os mirtilos dão uma textura e humidade à massa muito agradável. O contraste do seu elemento mais "azedinho" com esta massa delicada de iogurte fica perfeito.

Fazer bolos sempre foi para mim o meu momento de pausa e continua a ser. Aligeira o ritmo e liberta a alma. Por aí também têm essa sensação?

Espero que gostem e deixo uma dica. A esta data (07/06/2019) os mirtilos estão a 0.99€ no Aldi, e são nacionais. É de aproveitar não acham? 

Um beijinho. Até breve e bons cozinhados.
Bolo de Limão e Mirtilos

O que faz falta:
Bolo
3 Ovos
1 cup/chávena de Iogurte Natural (usei bio do Lidl) 
Meio cup/chávena de Óleo
1 colher (café) de Extrato de Baunilha
Raspa de 1 Limão
1 cup/chávena de Açúcar
1 cup/chávena e meia de Farinha para bolos com fermento + 1 colher de sopa
1 pitada de Sal
1 cup/chávena de Mirtilos
Calda
1/3 cup/chávena de Sumo de Limão
1/3 cup/chávena mal cheia de Açúcar
Como Fazemos:
Começamos por pré-aquecer o forno nos 180ºC. Untamos com manteiga e enfarinhamos uma forma. 
Num recipiente batermos os ovos com o açúcar. De seguida, juntamos o iogurte, o óleo, a baunilha e a raspa de limão. Misturamos bem. Depois envolvemos a farinha e o sal. Batemos mais uns minutos até a massa estar homogénea.
Num recipiente à parte misturamos a colher de sopa restante com os mirtilos para que os mesmos fiquem bem distribuídos na massa do bolo. Adicionamos os mirtilos enfarinhados à massa e envolvemos bem.
Vertemos a massa na forma preparada anteriormente e levamos ao forno por 40 a 45 minutos ou até o palito sair seco. Desenformamos numa rede para arrefecer de forma uniforme e fazemos a calda.
Para isso, fervemos o sumo de limão com o açúcar, quando o açúcar estiver bem dissolvido, retiramos do lume.
Picamos o bolo delicadamente e regamos com a calda. Depois de frio, transferimos para um prato de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário