quinta-feira, 11 de julho de 2019

Lasanha de Carne, Cogumelos e Courgette

Julho chegou e para quebrar o ciclo de receitas doces que tem sido uma constante por aqui resolvi trazer algo que gosto muito também. Lasanha! Uma Lasanha diferente, um pouco mais nutritiva mas igualmente viciante. Sempre tive uma preocupação em manter o equilíbrio na alimentação. Gosto de dar as minhas "facadinhas" mas fui habituada desde pequena a comer um pouco de tudo. 

Por aqui, andamos empenhados em receber a nossa bebé e estamos a aproveitar estes últimos tempos que antecedem à sua chegada. Estamos entusiasmados com o que aí vem. Espero que ela seja tão "boa boca" como a mãe, visto que o pai é um pouco esquisito. Confesso que estou muito animada para a fase da introdução alimentar. Bem sei que antes disso temos um longo caminho a percorrer. Mas toda a gente me diz que o tempo passa a correr por isso em menos de nada a nossa bebé está connosco na cozinha. Espero que ela goste dos cozinhados da mãe. 😍

Depois destes devaneios vou despedir-me para ir comer um bocadinho de lasanha. Um grande beijinho. Até breve. e Bons Cozinhados!
Lasanha de Carne, Cogumelos e Courgette

O que faz falta para 4:
1 fio de Azeite
1 Cebola picada finamente
2 dentes de Alho picados
1 folha de Louro
500 gr. de Carne de Vaca picada
50 ml de Vinho Branco
1 chávena (chá) de Tomate pelado 
8 Cogumelos frescos laminados
1 Cenoura pequena ralada finamente
1 Raminho de Salsa Fresca
200 ml de Leite + 100 ml de Água
1 colher (sopa) de Manteiga
2 colheres (sopa) rasas de Amido de Milho ou Farinha
Noz Moscada a gosto
Sal e Pimenta quanto baste
2 Courgettes 
Queijo Mozzarella ralado
Como Fazemos:
Começamos por fazer um refogado com o fio de azeite, a cebola, o alho e o louro. Adicionamos a carne e deixamos fritar um pouco. Juntamos o vinho, o tomate e a cenoura. Temperamos com sal e pimenta. Deixamos cozinhar e apurar até a perder a acidez do tomate. Adicionamos os cogumelos laminados e cozinhamos por 5 minutos. Rectificamos os temperos e perfumamos com salsa picada. Desligamos o lume e reservamos.

De seguida, fazemos o molho branco. Derretemos a manteiga e adicionamos o amido de milho, mexemos até começar a cozer. Vamos juntando o leite e água aos poucos, mexendo sempre com uma vara de arames até engrossar. Temperamos com sal, pimenta e noz moscada. 

Por fim, cortamos as courgettes ao meio, laminamos em fatias não muito finas e no sentido do comprimento. Grelhamos as fatias de courgette numa chapa em fogo alto até dourarem. É importante não saltar este passo para que as courgettes percam uma parte do seu grande teor de água.

Montamos a lasanha, no fundo colocamos um pouco de carne, depois cobrimos com fatias de courgette, espalhamos novamente carne, regamos com um pouco de molho branco (não exagerar) e polvilhamos com um pouco de queijo. repetimos o processo. A última camada deve ser de courgette que vamos finalizar com o resto do molho e polvilhar com o queijo.

Levamos ao forno a 180ºC durante 40 minutos ou até dourar. Antes de partir deixamos descansar uns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário