Hoje venho partilhar convosco uma das nossas doçuras preferidas cá de casa. Tarte de Amêndoa. Uma sobremesa bem tradicional e boa para nos lambuzarmos em qualquer altura do dia.
Se não leram a minha publicação anterior, eu tive uma bebé, e agora tudo por aqui é feito em "pequenas e lentas prestações". Todas as ajudas e atalhos são bem-vindos. Então, tenho usado mais que nunca o meu robot de cozinha, coisa que não ligava assim muito anteriormente.
Esta versão pode ser feita também de forma tradicional com a ajuda de uma batedeira. Mas se há por aí um ajudante de cozinha, não dispensem a ajuda. São apenas três etapas até terem a vossa receita completa. Motivados?
Se vos apetece uma coisa docinha com uma base macia e amanteigada com um cobertura estaladiça e caramelizada. Esta receita é isso tudo.
Por aqui os dias tem sido todos passados na descoberta da maternidade. Com novas aprendizagens e desafios todos os dias. O tempo passa demasiado rápido para não aproveitar o máximo que possa. Mas muitas vezes bate a saudade de cozinhar e a Gabriela às vezes já me acompanha com os seus olhos muito vivos e atentos. Quem sabe consiga passar-lhe o meu gosto pela cozinha como a minha avó e a minha mãe me passaram.
Deixo-vos porque a minha bebé chama e o meu frango no forno também. Um beijinho e bons cozinhados. Espero conseguir escrever-vos em breve.
Tarte de Amêndoa
(Fonte: Yammi)
O que faz falta:
Base
150 gr. de Açúcar
200 gr. de FarinhaT55 sem Fermento
100 gr. de Manteiga (usei planta)
1 Ovo
1 Pitada de Sal
Manteiga para untar e farinha para enfarinhar a forma
Cobertura
150 gr. de Açúcar
120 gr. de Manteiga
40 gr. de Leite
200 gr. de miolo de Amêndoa palitada
Como Fazemos:
1. Começamos por preparar uma tarteira, no meu caso usei uma forma de bolo com aro amovível. Untamos e enfarinhamos a tarteira. Colocamos de parte. Pré-aquecemos o forno a 180ºC. No copo do robot, adicionamos todos os ingredientes necessários para a base e programamos na velocidade 1 por 4 minutos. A massa fica com uma consistência mais pegajosa. Com a ajuda de uma espátula de silicone espalhamos a massa no fundo da forma. Levamos ao forno por 15 minutos.
2. Entretanto, fazemos a cobertura. Juntamos a açúcar, a manteiga e o leite. Ligamos o robot na velocidade 2, por 9 minutos a 100ºC. Quando este processo finalizar, adicionamos as amêndoas e voltamos a ligar na mesma temperatura e velocidade por 1 minuto.
3. Quando a base estiver cozida, retiramos do forno e picamos toda a superfície. Vertemos a cobertura de amêndoa. E levamos ao forno por 25 a 30 minutos ou até a base estar douradinha mas não muito escura. Passamos a faca à volta da forma e desenformamos. Servimos morninha ou fria.
Nota: Para fazer de forma tradicional basta misturarmos todos os ingredientes necessários para a base com uma batedeira ou com as mãos até obtermos uma massa homogénea. e para a cobertura basta ferver tudo num tachinho. Bastante simples.
Adoro doces com amêndoa logo esta linda tarte me agrada.
ResponderExcluirParabéns pelo nascimento da filhota, muitas felicidades.
Boa semana
Nhamiiiiis. Adoro tarde de amêndoa 👌🏻👌🏻👌🏻
ResponderExcluirEssa tarte está linda!!Aqui em casa as festas têm de ter sempre uma destas na mesa. A minha fica um pouco mais alta mas também gosto dela assim mais baixinha. Concluindo gosto é de tarte de amêndoa, certo?
ResponderExcluirBjinhos para vocês e para a Gabriela que está linda.
Rita
Ora ai está uma das minhas sobremesas favoritas! Esta ficou com um aspecto super delicioso.
ResponderExcluirBeijinhos
De aprendiz a chef
Adoro tarte de amêndoa. Bjos
ResponderExcluir