segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Tarte de Amêndoa - Versão Robot

Olá amigos cozinheiros,
Hoje venho partilhar convosco uma das nossas doçuras preferidas cá de casa. Tarte de Amêndoa. Uma sobremesa bem tradicional e boa para nos lambuzarmos em qualquer altura do dia. 
Se não leram a minha publicação anterior, eu tive uma bebé, e agora tudo por aqui é feito em "pequenas e lentas prestações". Todas as ajudas e atalhos são bem-vindos. Então, tenho usado mais que nunca o meu robot de cozinha, coisa que não ligava assim muito anteriormente. 

Esta versão pode ser feita também de forma tradicional com a ajuda de uma batedeira. Mas se há por aí um ajudante de cozinha, não dispensem a ajuda. São apenas três etapas até terem a vossa receita completa. Motivados?
Se vos apetece uma coisa docinha com uma base macia e amanteigada com um cobertura estaladiça e caramelizada. Esta receita é isso tudo. 

Por aqui os dias tem sido todos passados na descoberta da maternidade. Com novas aprendizagens e desafios todos os dias. O tempo passa demasiado rápido para não aproveitar o máximo que possa. Mas muitas vezes bate a saudade de cozinhar e a Gabriela às vezes já me acompanha com os seus olhos muito vivos e atentos. Quem sabe consiga passar-lhe o meu gosto pela cozinha como a minha avó e a minha mãe me passaram.

Deixo-vos porque a minha bebé chama e o meu frango no forno também. Um beijinho e bons cozinhados. Espero conseguir escrever-vos em breve.

Tarte de Amêndoa
(Fonte: Yammi)

O que faz falta:
Base
150 gr. de Açúcar
200 gr. de FarinhaT55 sem Fermento
100 gr. de Manteiga (usei planta)
1 Ovo
1 Pitada de Sal
Manteiga para untar e farinha para enfarinhar a forma
Cobertura
150 gr. de Açúcar
120 gr. de Manteiga 
40 gr. de Leite
200 gr. de miolo de Amêndoa palitada


Como Fazemos:

1. Começamos por preparar uma tarteira, no meu caso usei uma forma de bolo com aro amovível. Untamos e enfarinhamos a tarteira. Colocamos de parte. Pré-aquecemos o forno a 180ºC. No copo do robot, adicionamos todos os ingredientes necessários para a base e programamos na velocidade 1 por 4 minutos. A massa fica com uma consistência mais pegajosa. Com a ajuda de uma espátula de silicone espalhamos a massa no fundo da forma. Levamos ao forno por 15 minutos. 

2. Entretanto, fazemos a cobertura. Juntamos a açúcar, a manteiga e o leite. Ligamos o robot na velocidade 2, por 9 minutos a 100ºC. Quando este processo finalizar, adicionamos as amêndoas e voltamos a ligar na mesma temperatura e velocidade por 1 minuto. 

3. Quando a base estiver cozida, retiramos do forno e picamos toda a superfície. Vertemos a cobertura de amêndoa. E levamos ao forno por 25 a 30 minutos ou até a base estar douradinha mas não muito escura. Passamos a faca à volta da forma e desenformamos. Servimos morninha ou fria. 

Nota: Para fazer de forma tradicional basta misturarmos todos os ingredientes necessários para a base com uma batedeira ou com as mãos até obtermos uma massa homogénea. e para a cobertura basta ferver tudo num tachinho. Bastante simples.

2 comentários:

  1. Adoro doces com amêndoa logo esta linda tarte me agrada.
    Parabéns pelo nascimento da filhota, muitas felicidades.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Nhamiiiiis. Adoro tarde de amêndoa 👌🏻👌🏻👌🏻

    ResponderExcluir