sexta-feira, 27 de março de 2020

Bolo Molhado de Limão com Sementes de Papoila

O fim-de-semana está à porta e continuamos por casa. Nada melhor para nos adoçar a alma como um bolinho. Estes dias em que estamos em casa fazem-nos facilmente cair na tentação. Por aqui andávamos a pecar demasiado mas já estamos novamente no equilíbrio. Ou tentamos, pelo menos. 

A sugestão que tenho hoje é de um bolinho de limão, muito adorado por aqui, com coco para dar uma textura e com umas sementes de papoila que saltam à vista. Para acabar em beleza é humedecido com uma calda. Leva poucos ovos, o que convém agora e todos os ingredientes são fáceis de encontrar na despensa aí e casa. Se não tiverem sementes de papoila façam na mesma fica igualmente bom. 

Deixo-vos com a receita e mando-vos um beijinho. Protejam-se e protejam. Até breve.
Bolo Molhadinho de Limão com Sementes de Papoila

O que faz falta:
150 gr. de Manteiga
200 gr. de Açúcar
3 Ovos
1 Limão médio (raspa)
50 gr. de Coco ralado
240 gr. de Farinha para bolos com Fermento
200 ml de Leite
1 colher sopa de Sementes de Papoila
Calda: 3/4 chávena de Açúcar + Sumo do Limão raspado

Como fazemos:
Batemos a manteiga com o açúcar. Juntamos os ovos e a raspa de limão. De seguida, envolvemos o coco ralado. Misturamos a farinha e as sementes de papoila num recipiente à parte. Juntamos alternadamente a farinha com as sementes e o leite, batendo sempre.

Untamos uma forma rectangular ou quadrada com manteiga, forramos o fundo com papel vegetal, voltamos a untar com manteiga e enfarinhamos. Vertemos a massa na forma e levamos ao forno a 180ºC por 20 minutos. 

Entretanto fazemos a calda. Levamos ao lume o açúcar e o sumo de limão até formar uma calda. Mexemos para ajudar o açúcar a dissolver. Quando o bolo estiver cozido retiramos do forno, deixamos arrefecer um pouco, picamos toda a superfície com um garfo e regamos com a calda. Deixamos a calda absorver. Cortamos em pedaços e servimos frio. 

Um comentário:

  1. Para mim a combinação de limão e sementes, sejam elas de chia ou de papoila... é óptima! :) E bolinhos de limão para o lanche para mim é do melhor do mundo! Este é mais um com muito bom aspecto ;)

    ResponderExcluir